Professores: as férias chegaram, e agora?

Viajar é uma oportunidade de relaxar e de reunir muito material interessante para o próximo ano letivo; veja nossas dicas de roteiros

Publicado em 02/12/2015

As férias escolares estão aí. É tempo de descansar e renovar as energias. Pensando nisso, propomos algumas sugestões de passeios para ajudar você, professor, a escolher o melhor programa de fim de ano.

A visita aos mais variados lugares do Brasil pode ajudá-lo no trabalho em sala de aula durante o próximo ano letivo. Fotos, vídeos, panfletos, narrativas de pessoas dos locais visitados podem ser suporte um riquíssimo para a sua aula.

Os materiais coletados durante a viagem podem ser aproveitados em diferentes conteúdos durante o ano, como por exemplo: as características das regiões brasileiras, formações geológicas e geomorfológicas, clima, dinâmica da população, vegetação, ciclos econômicos do Brasil, formação do território brasileiro, entre outros.

Quando decidir o roteiro de suas férias, reflita sobre em quais conteúdos ele pode se inserir. E durante a viagem, reserve um tempo para tirar fotos, fazer vídeos, colher informações e materiais sobre o local de visita.

 

Acampamento

Acampar pode ser muito gratificante. Além de visitar lugares exuberantes, o viajante precisa montar barraca, levar os próprios suprimentos, fazer fogo, entre outras atividades, proporcionando uma incrível experiência com a natureza. 

Dicas de acampamento: 

Fui Acampar 

Dicas de locais para acampar:

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) – Estado de São Paulo 

Ilha do Mel – Estado do Paraná

Parque Nacional do Itatiaia – Estado do Rio de Janeiro 

Bonito – Mato Grosso 

 

Turismo urbano

As cidades unem tempos e espaços diversos. Sua estrutura, história e tamanho causam fascínio nas pessoas e podem ser um lugar interessante para visitar. As cidades, ao concentrarem um maior número de pessoas, concentram também um maior número de teatros, museus, zoológicos, planetários, festivais, entre outros.

Dicas de cidades para visitar:

Rio de Janeiro – Estado do Rio de Janeiro

São Paulo – Estado de São Paulo

Curitiba – Estado do Paraná

Cidades Históricas de Minas Gerais – Estado de Minas Gerais

Salvador - Estado da Bahia

Brasília – Distrito Federal

Natal – Rio Grande do Norte

 

Turismo Rural e Ecológico

A vida em grandes cidades pode ser complicada. A violência, o trânsito, a correria do dia-a-dia, entre outros problemas, podem afetar a saúde física e mental. Uma estratégia para fugir disso tudo é o turismo rural e ecológico. Esse tipo de turismo proporciona tranquilidade e pode ajudar as pessoas a terem experiências, às vezes, estranhas à maioria da população urbana, como com o artesanato, a culinária, as manifestações culturais e artísticas, além de atividades como trilhas, mergulhos, rafting e vários outras atividades relacionadas à natureza e à educação ambiental.

Dicas de locais para turismo rural:

Turismo Rural no Pantanal – Estado do Mato Grosso

Turismo Rural do Interior do Estado de São Paulo

Turismo Rural no Norte do Paraná (rota do café)

Turismo Rural em Bento Gonçalves - Estado do Rio Grande do Sul

Turismo Ecológico na Chapada Diamantina – Estado da Bahia

Turismo Ecológico nas Cataratas do Rio Iguaçu em Foz do Iguaçu - Estado do Paraná

Turismo Ecológico no Parque das Aves em Foz do Iguaçu - Estado do Paraná

Turismo Ecológico na Floresta Amazônica – Estado do Amazonas

 

Praias

Junto com as férias, chega o verão. Por isso, um dos locais mais procurados pelos turistas nessa época do ano são as praias. O Brasil possui um litoral de mais de 8 mil Km de extensão, que oferece uma enorme variedade de paisagens e infraestrutura. Assim, selecionamos aqui praias para os mais variados gostos, desde as badaladas, com vida noturna e comércio, até as mais tranquilas, com paisagens exuberantes e longe de qualquer agitação. 

Dicas de cidades litorâneas e praias:

Balneário Camboriú – Estado de Santa Catarina

Florianópolis – Estado de Santa Catarina

Búzios – Estado do Rio de Janeiro

Guarapari – Estado do Espírito Santo

Canoa Quebrada – Estado do Ceará

Fernando de Noronha – Estado de Pernambuco

Praia do Forte – Estado da Bahia

Outras dicas de praias em:

Guia de Praias

 

Boas férias!    

Voltar