5 dicas para estimular a leitura entre crianças antes da alfabetização

Para educadora, tornar a leitura um hábito exige que ela se torne parte da rotina familiar; veja cinco sugestões de atividades que ajudam a estimular crianças a lerem antes mesmo da alfabetização

Por Mie Francine Chiba

Fonte: ebc.com.br

Publicado em 30/01/2017

Você sabia que é possível estimular crianças a lerem mesmo antes de elas serem alfabetizadas? Em entrevista à EBC, a doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Luiza Amaral, sugere algumas atividades que os pais podem incorporar à rotina da família para que a leitura se torne um hábito das crianças antes mesmo que elas aprendam a ler e a escrever:

1. Estimule a criança a brincar, manusear e a tocar livros para que ela se familiarize com eles desde cedo. Aproveite a grande oferta das editoras de livros voltados a crianças mais novas como as publicações de plástico, com texturas diferentes, maleáveis e coloridos. Bibliotecas, feiras de livros, bancas de jornais e espaços de leitura são bons programas familiares que oportunizam o contato dos pequenos com os livros.

2. Dê o exemplo. Quando o adulto se interessa por livros e os lê em casa, a criança repete a atitude.

3. Leia para as crianças. O vínculo entre pais e filhos formado pela leitura contribui para que as crianças tenham interesse pela leitura.

4. Converse com a criança sobre a história. Perguntar sobre o que ela entendeu, sobre qual personagem gostaria de ser, se ela daria um final diferente. Assim, ela aprende não só a ler por ler, mas também a compreender a história, extrair sentido, significado dela, a pensar e a refletir sobre o que leu.

5. Deixe livros em locais de fácil acesso à criança, como baús ou estantes baixas para que elas busquem a leitura quando desejarem.

Foto: Erik Schepers via Visual hunt / CC BY-NC