5 invenções do dia a dia que foram criadas por acidente

De fatos aleatórios surgiram invenções como o fósforo, o velcro e o famoso Post-It. Duvida? Então veja na nossa lista do Top Pop

Por Mie Francine Chiba

Fonte: Hypescience

Publicado em 05/12/2016

Você sabia que muitas de grandes descobertas científicas aconteceram por acidente? Um exemplo clássico é a descoberta da penicilina, que, segundo o Hypescience, aconteceu quando o biólogo escocês Sir Alexander Fleming estava fazendo testes com a bactéria Staphylococcus e saiu de férias por duas semanas. Ao retornar, ele percebeu que uma das culturas da bactéria estava mofada, e a bactéria não crescia onde o mofo havia se desenvolvido. A substância passou então a ser empregada para conter infecções bacterianas, e batizada de penicilina.

Mas diversas descobertas de objetos que usamos no dia a dia, como o fósforo, o velcro e o Post-It, também aconteceram por acaso. Você sabia disso?

Veja abaixo cinco itens de lista do site Hypescience que foram inventados por acidente. Para ver a lista completa, clique aqui.

Fósforo

Ao misturar alguns químicos que incluíam sulfeto de antimônio, cloreto de potássio, goma e amido, John Walker, em 1826, notou que se formava um bolinho seco no bastão que estava sendo usado para mexer os produtos. Sem saber o que aconteceria, Walker esfregou o bastão para tentar tirar a bola seca, e o objeto pegou fogo. Estava criado o palito de fósforo. O elemento químico fósforo, no entanto, só foi adicionado ao palito de fósforo que conhecemos mais tarde.

Velcro

Você sabia que a invenção do velcro teve a participação de um cão? Pois é. Depois de sair para uma caça, o engenheiro eletricista George De Mestral notou sementes que ficaram presas em seu cachorro e em suas meias. Foi então que ele resolveu analisá-las ao microscópio, fascinado com a capacidade delas se prenderem em qualquer coisa. Em 1955, ele usou nylon para reproduzir aquele efeito, dando origem ao velcro.

Floco de milho

Os famosos cereais de flocos de milho foram inventados quando, em 1894, o Dr. John Harvey Kellogg e seu irmão, Will Keith Kellogg, tentavam cria a receita de um pão integra para completar a dieta restritivamente vegetariana dos residentes do sanatório Battle Creek. Sem querer, ele deixou uma massa de trigo descansar de um dia para o outro e, quando foi pegá-la, estava ressecada. Mesmo assim, resolveu passar pelos rolos de amassar. A massa se dividiu em flocos que, assados, ficaram deliciosos. Mais tarde, o trigo foi substituído pelo milho, o que deu origem à receita que conhecemos hoje.

Post-it

Ao pesquisar um adesivo forte, o pesquisador Spence Flier, da 3M, acabou descobrindo um adesivo fraco que poderia ser colado e colado novamente e que daria origem aos famosos Post-its. A ideia seria deixada de lado, não fosse um colega de Flier, Arthur Fry, aproveitá-la para criar marcadores que não ficasse permanentemente grudados nas páginas.

Mola maluca

Trabalhando para criar algo que ajudasse na guerra, em 1943, o engenheiro Richard James buscava inventar uma mola para estabilizar instrumentos dentro de navios durante tempestades.Uma das molas caiu da mesa até o chão daquele jeito gozado que só as molas malucas fazem. Foi então que James levou a mola até a esposa, Betty, pensando que dali poderia sair um brinquedo. Estava criada a “mola maluca”.