5 animações que vão te dar vontade de viajar

Aproveitando que amanhã (dia 27) é Dia Mundial do Turismo, reunimos aqui cinco animações que retratam diversos lugares do mundo

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 26/09/2016

Falamos aqui semana passada que o filme em cartaz “A Vida Secreta dos Bichos” se passa nas ruas de Nova Iorque, inclusive em pontos conhecidos da cidade, como o Central Park, que pode ser conferido no decorrer da história. Mesmo que animações não tenham compromisso com a realidade, cada vez mais estúdios vêm apostando em retratar em suas produções diversos lugares do mundo, gerando uma aproximação com o espectador e fazendo-os imaginar como seria se a fantasia se fundisse com o real.

Aproveitando que amanhã (dia 27) é Dia Mundial do Turismo, reunimos aqui cinco animações que vão te dar vontade de visitar os lugares em que se passam a história:

Valente - Escócia

A natureza exuberante da Escócia é o cenário de Valente, uma animação sobre uma princesa rebelde criada para ser a sucessora da rainha mas que não se acostuma à etiqueta e aos costumes do reino. Ao invés de se dedicar às atividades reais, Mérida prefere cavalgar e praticar seu esporte favorito – arco e flecha. Nesses momentos, o espectador poderá conferir as planícies selvagens da Escócia, cenas que farão os viajantes de carteirinha ficarem com vontade de fazer as malas.

Rio e Rio 2 – Rio de Janeiro

Quer animação que exalte a beleza do Rio de Janeiro mais do que Rio e Rio 2, do diretor brasileiro Carlos Saldanha? Na produção, o espectador é levado por uma viagem às belezas naturais da cidade maravilhosa e também pelas suas ruas e favelas enquanto Blu, a arara azul capturada na floresta carioca e levada para os EUA, tenta voltar para o Rio para encontrar a última fêmea viva da mesma espécie. No segundo filme, Blu e a arara azul fêmea Jade já têm uma família.

A Princesa e o Sapo – Nova Orleans (EUA)

A cidade de Nova Orleans é o cenário de A Princesa e o Sapo, animação da Disney cuja protagonista é Tiana, uma jovem que sonha em ter um restaurante próprio e trabalha em dois empregos para conquistar seu desejo. Ao trabalhar em uma festa, ela acaba se encontrando com um sapo que lhe pede um beijo para quebrar o feitiço nele lançado. Mas Tiana é quem acaba se tornando uma sapa. A Princesa e o Sapo é toda ambientado no clima de Nova Orleans, considerada a cidade do jazz. O estilo musical, inclusive, permeia todo o filme e exerce influência sobre os personagens.

Ratatouille – Paris

O clima de Paris e toda a sua efervescência gastronômica podem ser vistos em Ratatouille, a animação do ratinho que sonha em ser chef de cozinha. Os restaurantes franceses e as ruas por onde o ratinho passa são retratos da Paris que muita gente não conhece ou que conhece apenas pelos seus cartões postais.

Operação Big Hero – San Fransokyo

Está certo que San Fransokyo não existe, e aí aquela premissa de “retratar fielmente os lugares reais” não se aplica. Mas a contextualização do local da animação da Disney Operação Big Hero é tão realista que dá a impressão que realmente existe uma cidade chamada de San Fransokyo, uma mistura de São Francisco (EUA) com Tóquio. A cultura e a arquitetura de ambas as cidades se unem para formar o cenário onde se passa a animação, que envolve um garoto prodígio de 13 anos (Hiro) e um robô inflável (Baymax).

Voltar