3 recursos que auxiliam o processo de alfabetização

No Dia Nacional da Alfabetização, veja três ferramentas que podem ajudar crianças a lerem e a escreverem

Por Mie Francine Chiba

Fonte: ebc.com;br; porvir.org; labedu.org.br

Publicado em 12/11/2016

Hoje (14 de novembro) é Dia Nacional da Alfabetização. Por isso, no Top Pop de hoje, veja três ferramentas que podem ajudar crianças a aprenderem a ler e a escrever:

Brincadeiras

Confira álbum de fotos do Portal EBC que mostram brincadeiras que ajudam, de maneira divertida, a ensinar letras e números para crianças. Colagem, quebra-cabeça, massinha, pista de carrinho em forma de letras e números são exemplos. Clique aqui para ver.

Ferramentas digitais

Na geração de “nativos digitais”, é importante que a tecnologia já esteja presente no processo de alfabetização. Os tablets, os dispositivos móveis, os games e as redes sociais podem ser ótimas ferramentas que contribuem para a leitura e a escrita. Veja esta lista do Porvir de plataformas ou recursos digitais que podem contribuir com o processo de alfabetização.

Música

Para a pedagoga e psicomotricista Carolina Elisabeth Oliveira, ter desenvoltura com questões rítmicas é um elemento importante para potencializar a fala, a leitura e a escrita. “A partir da vivência corporal de experiências como ouvir música, dançar, cantar, batucar ou realizar brincadeiras que envolvem uma marcação dos sons e movimentos no tempo, a criança vai desenvolvendo uma noção interna de ritmo.” Confira a entrevista completa dada pela pedagoga ao Laboratório de Educação:

Voltar