Wattpad: uma rede social de escritores e leitores

Pela plataforma, amantes da leitura podem ler e compartilhar suas próprias histórias com outros usuários

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 09/11/2016

Tem uma história legal e gostaria de compartilhar com outras pessoas? Ou simplesmente gostaria de ler histórias inéditas, que ninguém havia lido antes? O Wattpad é uma rede social para os apaixonados por leitura. Lá, o usuário encontra milhões de histórias gratuitas de diversos gêneros para ler: romance, ficção científica, fantasia, humor, etc.

Se gostou ou não, dá para comentar na obra que o autor vai ler o elogio ou crítica. Pela plataforma, o leitor também pode receber atualizações sobre suas histórias favoritas.

Para quem é escritor amador e tem histórias para mostrar, a rede social também é uma ótima oportunidade de divulgar a obra e receber comentários sobre ela. É impressionante a quantidade de jovens escritores com milhares de seguidores que disponibilizam suas histórias por lá. São pessoas anônimas que acabam se tornando conhecidas na plataforma . 

Fanfics

Obras que fazem muito sucesso na rede social são as fanfics, uma narrativa ficcional escrita por fãs que se apropriam de personagens e do enredo de livros, séries e quadrinhos conhecidos como Harry Potter, Supernatural, Percy Jackson, e mesmo de celebridades e bandas como o One Direction para contar histórias.

O Wattpad está disponível para usar na web e nos dispositivos móveis (Android, iOS ou Microsoft).

A plataforma foi criada em 2006 em Toronto, no Canadá, pelos fundadores Allen Lau e Ivan Yuen.O objetivo era oferecer uma experiência social de leitura, diz o site oficial. Hoje, já são mais de 45 milhões de usuários no mundo.

Veja abaixo alguns screenshots e vídeos de usuários com dicas relacionadas ao Wattpad:

15 dicas para se destacar no Wattpad - Thati Machado

Melhores livros do Wattpad - Wonderland

6 livros para ler no Wattpad - Não Sou Obrigada

Sobre fanfics: postando no Wattpad - Danielle Frade

Voltar