Plataforma estimula a aquisição da linguagem desde o nascimento

Aprender Linguagem tira dúvidas e ensina práticas que podem ajudar no desenvolvimento linguístico de crianças de até cinco anos de idade

Por Mie Francine Chiba

Fonte: porvir.org

Publicado em 14/12/2016

A aquisição da linguagem se dá desde o nascimento do bebê. Essa é a visão da professora doutora Ana Teberosky, da Universidade de Barcelona. Junto a uma equipe, ela deu origem a um projeto que resultou na plataforma Aprender Linguagem, disponível gratuitamente na internet. A plataforma ajuda pais, mães, responsáveis, professores ou qualquer outra pessoa que conviva com crianças a entenderem como se dá o processo de aquisição da linguagem em crianças de até cinco anos de idade.

A plataforma foi desenvolvida pela ONG Laboratório de Educação e possui conteúdo que tira dúvidas comuns sobre o tema e ensina práticas que os pais, professores ou responsáveis podem adotar para estimular a aquisição da linguagem pelas crianças.

O conteúdo está dividido em quatro fases: de 0 a 18 meses; de 18 meses a 3 anos; de 4 a 4 anos e de 4 a 5 anos. Cada fase subdivide ainda o conteúdo em áreas de interesse como interação, fonética e fonologia, vocabulário, gramática, discurso e língua escrita.

“A aquisição da linguagem, principalmente nessa faixa etária, acontece todo dia, a todo momento, no mais básico ato do cotidiano. Se eu como adulto que me relaciono com a criança entendo isso, tenho mais oportunidade de influenciar no desenvolvimento da linguagem”, comenta Beatriz Cardoso, diretora executiva do Laboratório de Educação, em entrevista ao Porvir.

Veja abaixo algumas fotos da plataforma e acesse-a clicando aqui.

Fotos: Reprodução

Voltar