Pesquisa de imagens do Google

Saiba como usar essa ferramenta para fazer a busca reversa – encontrar resultados a partir de uma foto

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 16/11/2016

Quem tem o costume de fazer pesquisa no Google já deve estar familiarizado com a busca de imagens da ferramenta. Basta digitar a palavra-chave no campo de busca e… voilá! Imagens das mais diversas relacionadas ao que o usuário busca vão aparecer na tela.

Mas uma função que muitos usuários podem não conhecer é a busca reversa. Ao invés de digitar uma palavra-chave, o usuário faz o upload de uma imagem que tem guardada no computador ou informa o link de uma imagem encontrada na internet. A ferramenta pode ser útil para obter informações sobre imagens de lugares, pessoas e até comida que o usuário não conheça.

Veja como funciona nas imagens abaixo:

Para fazer a busca de imagens por palavra-chave, basta o usuário digitá-la no campo que aparece logo que o site do Google Imagens é acessado.

Já para fazer a busca reversa, o usuário deve clicar sobre o ícone em forma de máquina fotográfica e duas abas vão aparecer. Na primeira opção, pede-se para colar no campo de pesquisa o link de uma imagem encontrada na internet.

Para copiar o link de uma imagem na internet, basta clicar com o botão direito sobre ela e selecionar “Copiar endereço da imagem”.

Na segunda opção da busca reversa, o usuário pode fazer o upload de uma imagem do seu computador.

Para exemplificar o funcionamento da ferramenta, fizemos a busca reversa de uma foto de um acarajé.

Foto: brasil.gov.br

Além de mostrar onde fazer o download de outras opções da mesma foto em resoluções diferentes, o Google Imagens mostra resultados de sites que contenham informações sobre o conteúdo da foto, outras imagens visualmente semelhantes e páginas que tenham imagens correspondentes.

Gostou da dica? Então aproveite essa funcionalidade para potencializar ainda mais sua pesquisa na internet.

Voltar