Estimule a curiosidade e a colaboração dos estudantes com o Brainly

Plataforma permite que alunos façam e respondam perguntas sobre dúvidas escolares; objetivo é estimular o aprendizado baseado na colaboração

Por Mie Francine Chiba

Fonte: http://brainly.com.br/

Publicado em 26/10/2016

Foi-se o tempo que os professores não permitiam os alunos consultarem os colegas para fazer um trabalho ou tarefa de escola. Estamos na era do aprendizado colaborativo, e uma das maiores provas disso é o Brainly, uma plataforma de perguntas e respostas voltados aos estudantes.

A premissa do Brainly é que somos “mais inteligentes juntos”. “Ninguém sabe de tudo, mas todos sabem alguma coisa. Com Brainly, os estudantes unem suas forças e talentos para vencer desafios juntos”, diz o site oficial.

Isso não quer dizer, no entanto, que o site é um repositório de respostas prontas para trabalhos e tarefas escolares. Trata-se de um local onde os alunos podem ajudar um ao outro com o que sabem para que, juntos, eles cheguem a uma resposta, o que acaba beneficiando a todos. É uma via de mão dupla: o aluno que faz uma pergunta também ajuda os colegas respondendo às perguntas deles e todo mundo aprende.

O objetivo do Brainly, segundo diz o site, é não se restringir a perguntas apenas relacionadas ao conteúdo escolar. É também estimular que os alunos se tornem seres curiosos que sempre questionam e buscam respostas.

30 milhões de perguntas

A plataforma tem milhões de estudantes inscritos de mais de 35 países e recebe cerca de 8 mil perguntas por hora. Mais de 30 milhões de perguntas respondidas estão disponíveis no site, dos quais quase 2 milhões estão em português. É possível fazer perguntas de qualquer tipo, e pesquisar por matérias: ENEM, Matemática, História, Geografia, Biologia, Português, Física, Química, Sociologia e Filosofia. Geralmente, respostas à sua pergunta aparecem em menos de 10 minutos.

O Brainly também funciona como uma rede social onde você pode interagir com outros usuários e fazer amizade. A cada pergunta que o usuário responde, ele recebe uma quantidade de pontos. Aqueles com maior quantidade de pontos ficam no topo de um ranking da plataforma, visível para todos os outros usuários. Acesse o site clicando aqui.

Voltar