Um prato mexicano com cara de norte-americano

Taco tem origem mexicana, mas é extremamente popular nos Estados Unidos

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 21/10/2016

Você com certeza já deve ter visto em algum filme norte-americano que os tacos, um prato mexicano preparado à base de uma tortilha com muito recheio dentro, é extremamente popular nos EUA. Tanto que, por lá, existe até mesmo o “Dia Nacional do Taco”, que foi comemorado no último dia 4 de outubro.

Os tacos, segundo o site da Villa Buena – fabricante de tortilhas de milho e de trigo – explica que, na terra do Tio Sam, é mais famoso o “Taco Shell”, uma tortilha de milho frita em formato de “U”. No México, no entanto, é mais consumido o “Taco Mole” ou “taco de harina”, uma tortilha feita de trigo.

De qualquer maneira, ambos são pratos muito versáteis que podem ser recheados com qualquer tipo de carne, verduras, queijos e molhos a gosto. E nada de garfo e faca: os tacos costumam ser comidos com as mãos mesmo.

De acordo com o site comemorativo do Dia Nacional do Taco, a palavra taco é o equivalente mexicano para “sanduíche”. A história do prato mexicano, no entanto, ainda é incerta. Uns dizem que a palavra taco se referia a pequenos explosivos utilizados por trabalhadores das minas de prata do México no século 18. Os tacos, nesse contexto, eram pedaços de papel recheados com pólvora que eram colocados dentro de buracos escavados nas pedras. A comparação é justa, já que, geralmente, os tacos são feitos com ingredientes bem condimentados, o que os torna verdadeiras bananas de dinamite.

Outros acreditam que os tacos já eram consumidos pelos habitantes das regiões dos rios do Vale do México no século 16, recheados com pequenos peixes. Em outros lugares, os recheios variavam para insetos, formigas, caramujos ou gafanhotos em outras regiões.

Taco shell e Taco Bell

O primeiro registro do “Taco Shell” teria sido visto em um livro de culinária em 1949 escrito por uma autora chamada Fabiola Cabeza de Vaca Gilbert. Mas a rede de fast food Taco Bell, com o seu cardápio cheio de pratos texanos/mexicanos, é que teria levado o prato ao auge de sua popularidade. A rede, fundada em 1962 na Califórnia, tem mais de 5.800 restaurantes e dois bilhões de clientes em solo norte-americano.

Veja alguns sabores comuns de tacos, segundo a Villa Buena:

Tacos Dorados de Pollo: comumente encontrados nas redes de fast food, os tacos dorados de pollo são feitos com alface picada, carne de frango desfiada, frijoles refritos (pasta de feijão), molho Pico de Gallo (molho vinagrete à mexicana) e um pouco de queijo ralado por cima.

Tacos Mañaneros ou Tacos de Guisado: são feitos com vários tipos de guisados mexicanos, como os de barbacoa, papas con chorizo, machaca con huevo, etc.

Tacos de Canasta, Sudados ou al Vapor: são tacos preparados no vapor. Levam guisados de feijão, batata, carne desfiada etc. Na Cidade do México, são vendidos pelos “taqueros”, vendedores ambulantes que circulam de bicicleta com uma canasta (tipo de cesta grande para pães) com tacos e diferentes tipos de molhos picantes em potes de vidro.

Tacos de Bisteck: tacos de carne de boi grelhada.

Aprenda a fazer tacos com o vídeo do Receitas de Minuto:

Foto 1: Karl-Martin Skontorp via Visual hunt / CC BY

Foto 2: JeepersMedia via Visualhunt / CC BY

Voltar