Suco de caixinha x suco natural de fruta

Pesquisa do Idec mostra que bebidas industrializadas podem ter quantidade assustadora de açúcar

Por Mie Francine Chiba

Fonte: ebc.com.br

Publicado em 18/11/2016

Quanto de fruta há em um suco de caixinha? Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é estabelecido por lei que estes sucos precisam ter (apenas e) no mínimo 10% de suco da fruta. Parece pouco, não? A constatação fica ainda mais assustadora quando o Instituto alerta que não há leis que delimitam a quantidade de açúcar que os sucos de caixinha devem ter.

Por isso, no rótulo de alguns produtos, é possível ver resultados assustadores como esse: alguns sucos de uva chegam a ter 70% mais açúcar que um guaraná. Um copo grande de refrigerante de uva, por exemplo, tem cerca de 57 colheres de açúcar, de acordo com matéria da EBC sobre pesquisa do Idec.

Para alertar pais e crianças sobre esse tema importante, o Instituto produziu esse vídeo:

Pelo vídeo, dá para ver que o açúcar não é o único problema dos sucos industrializados, não é? Por isso, o melhor mesmo é oferecer às crianças sucos naturais de fruta, feitos em casa. Veja abaixo alguns vídeos que ensinam a fazer diferentes sucos para a criançada.

Vale colocar os pequenos para ajudar. Assim, eles vão aprender, na prática, por que as bebidas naturais são mais saudáveis, se divertir e se sentir satisfeitos de tomarem um suco que eles mesmos ajudaram a fazer.

Voltar