Saindo um pão quentinho do forno

Não pense que ele sempre foi macio e fofinho como hoje; na semana de comemoração do Dia do Trigo, conheça a história do famoso pãozinho

Por Mie Francine Chiba

Fonte: ebc.com.br; wickbold.com.br

Publicado em 11/11/2016

Para lembrar o Dia do Trigo, comemorado ontem (quinta-feira), que tal um pouco da história do pão, um dos principais alimentos preparados com a farinha de trigo? Feito basicamente de farinha de trigo, água e sal, o pão, segundo a EBC, pode ter sido um dos primeiros alimentos produzidos pelo homem.

Segundo historiadores, o pão teria surgido há mais de 12 mil anos na Mesopotâmia, atual Iraque, onde havia intenso cultivo de trigo. Na época, o cereal era apenas mastigado. Só depois o trigo começou a ser esmagado com pedras para se transformar em farinha.

À farinha, eram misturados mel, azeite, suco de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando uma espécie de bolo que era assada sobre pedras quentes. É esse bolo que deu origem ao pão que conhecemos hoje.

Duros, secos e amargos

Os primeiros pães eram duros e secos e precisavam ser lavados em água fervente e secos no sol antes de irem ao forno. Eles eram preparados com a farinha de trigo misturada ao fruto da árvore de carvalho, e não podiam ser ingeridos de imediato pois eram muito amargos.

Foram os egípcios que começaram a usar o forno de barro para assar os pães e que descobriram o fermento, para deixar o pão mais macio e leve. As primeiras evidências de pão fermentado seriam datadas de 3 mil anos antes de Cristo.

Pré-história

Porém, há quem pense que o pão e o fermento tenham origem ainda mais remota, na pré-história. Isso porqe as leveduras, fungos responsáveis pela fermentação, estariam presentes em todos os lugares, inclusive na própria superfície dos grãos de cereais.

O pão, no entanto, chegou à Europa em 250 a.C, e se tornou o principal alimento da Roma Antiga. No Brasil, o seu consumo só se popularizou depois do século 19 e início do século 20, com a chegada dos italianos.

Diversos tipos

Segundo o professor e panificação do Centro Universitário Senac, em matéria do site da Wickbold, os diversos tipos de pães têm origem naos costumes alimentares e tradições de cada povo. Religião, condições climáticas e disponibilidade de ingredientes influenciaram o preparo do pão. É por isso que temos tantos tipos de pão à disposição: pão francês, baguete, pão de forma, brioche, croissant, bagel, pão sírio, australiano. Sorte a nossa!

Veja no vídeo do canal De Onde Vem? a origem do pão explicada à curiosa menina Kika:

Fotos: Marcio Cabral de Moura (CC BY-NC-ND) e Evandro O Souza (CC BY-NC) via Visualhunt

Voltar