Saiba o que é o pudim de Yorkshire

Receita tradicional na Inglaterra, o pudim de Yorkshire é presença certa nos almoços de domingo dos ingleses

Por Mie Francine Chiba

Fonte: decolar.com/blog; skyscanner.com.br; britishfood.about.com; historic-uk.com

Publicado em 14/10/2016

Calma, o prato sobre o qual vamos falar hoje no Cozinhar e Saber não é nada do que você, leitor, pode estar pensando. O pudim de Yorkshire é um prato típico inglês que recebe esse nome por causa do nome da região em que foi criado: o condado de Yokshire, ao norte da Inglaterra. A conhecida raça de cão com mesmo nome, por sinal, tem a mesma origem.

Ao contrário do popular pudim brasileiro, o pudim de Yorkshire (ou Yorkshire pudding) não é doce e nem é servido após as refeições, como sobremesa. É um bolinho salgado de massa fofa e que, originalmente, era servido antes das refeições para que os convidados comessem menos carne, diz o blog do site Decolar.com.

Segundo o site do Skyscanner, o pudim inglês é feito de uma mistura de leite, ovos e farinha de trigo e é presença certa nos almoços de domingo dos ingleses. Mas não é mais visto como uma entrada para deixar os convidados cheios: o prato hoje é servido acompanhado de outros alimentos, como carne, batata assada e outros legumes.

Na gordura

O site About Food conta que o primeiro registro do Yorkshire Pudding apareceu em um livro de 1737, chamado de “The Whole Duty of a Woman” (algo como “O dever integral de uma mulher”) e era caracterizado como Dripping Pudding (ou pudim gotejante) porque era feito com a gordura que pingava do rosbife assado.

A mistura de um perfeito pudim de Yorkshire tem que ser leve e aerado, e a gordura, que deve ficar no fundo da forma, tem que estar quente o suficiente a ponto de levantar fervura, diz o site Historic UK. Quando a gordura ferver, deve-se acrescentar a massa do pudim e colocá-la para assar. O resultado é um bolinho alto, com aparência e consistência parecida com a de um pão de queijo. A composição da massa, no entanto, é mais parecida com a de uma panqueca.

Aprenda, no vídeo do canal BBQ em Casa como preparar o pudim de Yorkshire nos dias de hoje:

Crédito foto: ZapTheDingbat via Visualhunt.com / CC BY

Voltar