Conheça o leite vegetal e seus benefícios

Você sabia que é possível fazer leite a partir de vegetais? Além de atender veganos e pessoas com intolerância à lactose, o leite vegetal traz benefícios à saúde, diz escritora

Por Mie Francine Chiba

Fonte: EBC

Publicado em 04/11/2016

A última terça-feira (dia 1) foi Dia do Veganismo. Os chamados veganos são aqueles que escolhem por filosofia de vida não consumir produtos derivados de animais, como carnes, leites, ovos e mel, e isso não se restringe apenas aos alimentos. Roupas, cosméticos e medicamentos também entram na lista. 

Como alternativa, os veganos possuem uma vasta lista de receitas que substituem a proteína animal pela vegetal. Uma delas é o leite. Ao invés de consumirem leite de vaca ou de qualquer outro animal, os veganos optam por leite de vegetais como aveia, arroz, amendoim, castanha, nozes, macadâmia, linhaça, quinoa e semente de abóbora,.

O leite vegetal também traz benefícios à saúde, atende às restrições dos intolerantes à lactose e é fonte de fibras e minerais, segundo matéria da EBC. Ainda de acordo com a matéria, a escritora Sônia Felipe, autora do livro “Galactolatria: mau deleite” defende o uso de leite vegetal para o combate a diversos tipos de doenças, como diabetes e colesterol alto. O leite de aveia, mais especificamente, “é riquíssimo em cálcio, vitamina E, vitaminas do complexo B, potássio, selênio, cobre, zinco, manganês, magnésio e ferro”, diz a escritora, em entrevisa à EBC.

Veja nos vídeos abaixo como fazer leite vegetal em casa:

Foto: Reprodução (youtube.com)

Voltar