Quebra de paradigmas no cinema com Caça-Fantasmas

Remake de famoso filme dos anos 1980 traz mulheres no papel dos caçadoras de fantasmas e mostra que elas são boas comediantes

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 18/10/2016

Por que assistir?

1..Caça-Fantasmas é o remake de um clássico dos anos 1980; quem viveu a juventude naquela época com certeza vai saber do que estamos falando.

2. A nova versão substitui quatro homens (na versão original) por quatro mulheres, provando que elas são excepcionais em comédias;

3. A substituição dos personagens masculinos pelos femininos, em Caça-Fantasmas, quebra paradigmas no cinema e estimula a mudança de mentalidade;

Vale a pena assistir em sala de aula?

1. Sim, mas como o filme tem 1h57min de duração, recomenda-se passar em mais de uma aula;

2. Serve como referência para as aulas de Sociologia, História e Redação;

3. É excelente para trabalhar com os jovens temas como machismo, feminismo e respeito aos gêneros;

Sobre o filme

Caça-fantasmas… mulheres?? Muita gente torceu o nariz quando ficou sabendo que o clássico Caça-Fantasmas seria interpretado por quatro mulheres e que, ainda por cima, fogem dos estereótipos pregados pela indústria do cinema. Mas o que Caça-Fantasmas provou é que mulheres pode, sim, fazer comédia e que um pouco de mudança de mentalidade não faz mal a ninguém.

O novo filme é um remake do clássico de 1984, de três homens que se especializaram em caçar fantasmas. A roupa e os equipamentos dos “profissionais” lembram a de dedetizadores, mas na verdade o que eles caçam são seres fantasmagóricos.

O filme fez grande sucesso entre o público jovem nos anos 1980 e até hoje traz nostalgia a quem viveu a juventude nessa época. Mas como, originalmente, os Caça-fanstasmas eram homens, houve quem duvidasse que a nova versão do clássico seria boa.

Acontece que o elenco é bom e as personagens têm personalidade. Além de Melissa McCarthy (de títulos como A Espiã que Sabia de Menos, As Bem-Armadas e Missão Madrinha de Casamento), o elenco conta com Kristen Wiig, Kate McKinnon (um dos nomes de "Saturday Night Live") e Leslie Jones.

Fantasmas

No filme, Erin Gilbert (Kristen Wiig) é uma respeitada professora universitária que vê sua carreira acadêmica ser ameaçada pela publicação de um livro que escreveu no passado sobre a existência de fantasmas. Decidida a tirar o livro de circulação, ela vai atrás da coautora, Abby Yates (Melissa McCarthy), que ainda estudava o assunto na companhia de Jillian Holtzmann (Kate McKinnon).

O surgimento de um fenômeno fantasmagórico, no entanto, faz com que Erin volte a acreditar em fantasmas e a trabalhar com Abby. A dupla, junto com Jillian e mais uma funcionária do metrô que entende tudo da cidade de Nova Iorque, Patty Tolan (Leslie Jones), passam então a atuar juntas para desvendar e combater o fenômeno sobrenatural.

Recomendação

Vale a pena assistir para ver como a quebra de paradigmas no cinema pode trazer resultados interessantes, especialmente quando se fala na atuação de mulheres em comédias e, nesse caso específico, no remake de um filme antes dominado por homens.

Veja o trailer:

Fotos: Reprodução (youtube.com)

Voltar