O lado oculto da vida dos bichos de estimação

Animação diverte quem tem e/ou gosta de bichinhos e traz à tona discussões como o bem-estar e a adoção de animais

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 19/09/2016

Por que assistir?

1. Logo no trailer já deu para ver que “A Vida Secreta dos Bichos” conquistaria quem tem bichos de estimação em casa e/ou adora animais. Brinca com a ideia de como os bichinhos se comportam quando saímos de casa. Os amantes de animais com certeza vão identificar nos personagens do longa animado o comportamento de seus bichos.

2. Trata de assuntos importantes como o bem-estar animal e a adoção de bichos;

3. Faz um verdadeiro “tour” pela cidade de Nova Iorque; as aventuras dos personagens da animação se passam nas ruas da metrópole, que é fielmente retratada na produção.

Vale a pena indicar para seus alunos assistirem?

1. Sim, o filme está em cartaz em cinemas de todo o Brasil e é um programa para toda a família;

2. Serve de referência para as aulas de Biologia – sobre as diversas espécies de animais e o comportamento de cada uma delas - e para atividades artísticas, como desenhos, pintura e redação;

3. O desenho é excelente para trabalhar com as crianças e jovens temas como convivência, compaixão pelos animais e solidariedade.

Sobre o filme

O que os seus bichinhos de estimação fazem quando você está fora de casa? Essa é a premissa do aguardado filme “A Vida Secreta dos Bichos”, que está em cartaz nos cinemas. Quem tem animais em casa com certeza vai se identificar com o longa animado.

O trailer do filme, amplamente divulgado antes de sua estreia nos cinemas, já aguçava a curiosidade de quem ama bichos. Depois que seus donos saem de casa para trabalhar ou estudar, cachorros, gatos, passarinhos e outros animais deixam de se comportar como normalmente fazem na presença dos humanos e “fazem a festa”. A gata assalta a geladeira, o passarinho liga a TV e se imagina em um combate aéreo com a ajuda de um ventilador e o poodle, bem o poodle se empolga ao som de heavy metal. Será que é isso mesmo que eles fazem? Nunca saberemos.

Mas o cão Max, protagonista desta animação, se comporta de maneira como muitos já sabem. Fica parado em frente a porta esperando ansiosamente a volta de sua dona.

"Irmão" adotado

A vida de Max ao lado de Katie, sua amorosa dona, é uma vida cheia de alegria e tranquilidade que é abalada pela chegada de Duke, um cão grande e desengonçado adotado pela garota. Quando Max vê o conforto e a preferência de Katie serem ameaçados por Duke, inicia um plano para expulsá-lo de casa. Mas o cãozinho não sabe que, em breve, precisaria da ajuda do companheiro indesejado para se livrar de uma enrascada.

Depois de se perderem na cidade, a dupla vai passar por diversos apuros envolvendo a “carrocinha”, gatos malvados e um grupo de animais que odeiam os humanos liderado por Bola de Neve, um coelho aparentemente fofinho, mas louco e maquiavélico. Para se salvarem, a dupla contará com a ajuda um do outro e dos amigos de Max.

Discussão

O principal incentivo em assistir ao longa está em identificar o comportamento dos animais com os bichos que temos em casa. Só isso já garante a diversão. Mas, assim como outras animações recentes, “A Vida Secreta dos Bichos” também traz à tona discussões envolvendo o bem-estar animal. Estimula o ato da adoção – como no caso de Duke – de animais abandonados, e rejeita os maus tratos aos animais – com a exposição de histórias dos membros do grupo de Bola de Neve, tudo de maneira muito leve. Um prato cheio para quem ama bichos.

Veja o trailer:

Foto: facebook.com/PetsFilme

Voltar