Plutão, anão?

Por Levon Boligian

Publicado em 17/07/2015

Muito frenesi na comunidade astronômica mundial esta semana com as primeiras imagens de Plutão, enviadas pela sonda estadunidense New Horizons, da Nasa!

Foto: Nasa

E algumas informações que estão chegando por meio da sonda já surpreendem. Uma delas é que o planeta não é tão anão assim! É maior do que se imaginava. Além disso, possui importante atividade geológica e montanhas de gelo altas como os Alpes europeus. São muitas as novidades que estão sendo divulgadas aos poucos pela Agência Espacial Americana.

Aproveite esse momento em que Plutão estará em destaque na mídia e trabalhe com os alunos o tema Plutão, planeta anão com seus alunos em sala de aula.

Para desencadear a discussão, sugerimos o texto da Ciência Hoje das Crianças, que explica, de maneira bem didática, o porquê do rebaixamento de nosso amigo mais distante do Sistema Solar à categoria de planeta anão. Para acessá-lo, clique aqui.

Indicamos também o plano de aula do Portal do Professor para trabalhar o tema com o Ensino Fundamental 1 (anos finais) e o Fundamental 2 (anos iniciais). Clique aqui para ver.

Boa aula!

Sobre o autor

Doutor em Geografia, Levon Boligian é professor de Metodologia do Ensino de Geografia e de Cartografia Escolar e assessor de escolas da rede pública e particular. Trabalha com a produção e edição de materiais didáticos para o Ensino Básico e é coautor da coleção de Geografia de maior adoção entre as escolas brasileiras na atualidade.

Voltar